Simpósios Temáticos

SIMPÓSIOS TEMÁTICOS


Carga horária 4h/a

DIA
HORÁRIO
LOCAL
1° e 2° dias: terça-feira (01) e quarta-feira (02.10.2019)
Das 16:00 ás 18H
FENSG, SALAS 1-5

  1. Feminismo, Relações de gênero, Educação e Sociedade. 
Coordenação: Profa. Dra. Andréa Bandeira (NUPECS)

RESUMO:
A história observa um continuo movimento de indivíduxs e grupos em conflitos e em relações de poder, construindo seus espaços de sobrevivência em sociedade. No processo, a conquista desses espaços, politicamente, faz-se sob o discurso da identidade e/ou do direito. Em uma sociedade juridicamente estruturada no universalismo democrático, faz-se necessária a crítica feminista no tocante ao respeito à diferença, aos direitos relativos às subjetividades não-normativas, ao empoderamento de identidades excluídas e invisibilizadas. A escrita científica, ao deslocar o objeto, do sujeito tradicional para o “novo” sujeito, cobra “outras” abordagens, no lastro da pluralidade, incrementando teorias posicionadas. As possibilidades de abordagem neste ST se abrem a estudos sobre os feminismos, as masculinidades, as relações de gênero na educação e no trabalho (ações para desenvolvermos uma Educação inclusiva, não-sexista, não-racista, não-homofóbica, não-lesbofóbica e não-transfóbica), os Planos Nacionais de Política para as Mulheres, o Movimento LGBTTI’s, e outros estudos que tenham como foco abordar a diversidade das relações de gênero em nosso país. Assim, este simpósio temático se propõe a ser espaço para o debate e a troca de experiências narrativas, a partir de estudos em andamento ou finalizados, resultados em biografias e narrativas analíticas dos movimentos sociais (séc XX), bem como, debates sócio-antopológicos e políticos, a partir da teoria crítica feminista e dos estudos decoloniais. As pesquisas que pretendemos discutir neste ST são advindas das Ciências Sociais e Humanas e da Educação, sob diversas perspectivas teóricas, como os estudos Queer, as abordagens antropológicas e pós-estruturalistas e do Pós-colonial/Decolonial. Cientes da amplitude da temática, buscamos estabelecer trocas de saberes com pesquisadoras/es de diversos campos disciplinares.

PALAVRAS-CHAVES: 
Feminismos. Relações de Gênero. Educação. Sociedade. Diversidade. 

  1. Educação de Jovens e Adultos, Educação do Campo e Movimentos Sociais
Coordenação: Profa. Dra. Waldênia Leão e Prof. Dr. Agostinho Rosas

RESUMO:
A Educação de Jovens e Adultos e a Educação do Campo são modalidades da Educação que atendem populações específicas que requer formação escolar voltada aos interesses e necessidades de seus sujeitos. Temas como políticas e gestão educacional; currículo, práticas pedagógicas e sujeitos ajudam professores e pesquisadores a discutir as relações que trabalham com ensino-aprendizagem. Organização escolar e não escolar, Pedagogia da Alternância.

PALAVRAS-CHAVES: 

  1. Ensino de Ciências Sociais e Educação
Coordenação: Prof. Dr. Anderson Vicente e Profa. Dra. Fabiana Lima

RESUMO:
As transformações políticas e culturais na educação brasileira ao longo das décadas vêm possibilitando repensar as diferentes maneiras de organizar o currículo das escolas. Neste contexto, as Ciências Sociais se tornou um componente curricular importante, não apenas na formação de consciências críticas, mas como um delimitador de um espaço político significativo na educação brasileira a partir de sua inclusão no Ensino Médio. Portanto, este espaço de socialização do conhecimento no campo do Ensino das Ciências Sociais deve estimular as discussões sobre o processo de transposição didática das teorias e das práticas sociais nos campos da Antropologia, Sociologia e Política, a partir de reflexões, estudos de caso, pesquisas e/ou relatos de experiências sobre as diversas estratégias utilizadas por professores dessa área do conhecimento e estudantes de Licenciatura em Ciências Sociais na prática escolar cotidiana. É importante sinalizar também que os trabalhos abrangendo as contribuições do ensino das Ciências Sociais para repensar as posições políticas no campo da educação brasileira serão acolhidos neste espaço. Estes devem ter como base os contextos atuais em que os debates políticos evidenciam dicotomias visíveis e significativas na organização da sociedade brasileira atual.

PALAVRAS-CHAVES:

  1. Etnografias, deficiências, inclusão e contextos de educação
Coordenação: Prof. Dr. Erisvelton Sávio de Melo e Prof. Dr. Anderson Rodrigues Ramos (UFPE-CE)

RESUMO:
Problematizar a relação entre educação, sociedade e inclusão por meio da perspectiva social e crítica, a partir de etnografias realizadas envolvendo pessoas com deficiência. Identificando como a pessoa com deficiência é pensada no contexto múltiplo da realidade legal brasileira, nos processos de inclusão, nos campos da educação formal e não formal. Para tanto, elencar a constituição do conceito de deficiência e implicações nos aspectos sócio antropológicos. Promovendo a crítica à concepção sobre deficiência unicamente clínica para a educação. Apresentação da diversidade dos paradigmas relacionados às pessoas com deficiência nas implicações político-econômicas e práticas pedagógicas em lugares formais e não formais da educação. Estudos etnográficos e análises sociológicas em lugares ocupados por pessoas com deficiência para uma intervenção por meio da educação. Produções reflexivas relacionadas às identidades e representações das pessoas com deficiência em uma sociedade plural, enfocando às questões sociais, antropológicas e educacionais.

PALAVRAS-CHAVES:
Deficiencia, Educação, Etnografia e Inclusão

  1. Política e tecnologia na contemporaneidade
Coordenação: Prof. Dr. Jean de Mulder e Prof. Dr. Renan Cabral (NUPECS)

RESUMO:

PALAVRAS-CHAVES: